domingo, 11 de novembro de 2012

Como planejar e iniciar mídias sociais com base em 5 estratégias

 http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/midias-sociais/files/2012/10/Social-Media-Strategy-Plan_Angie-Schottmuller.jpg

É tão comum percebermos que as empresas começam pelas táticas e esquecem os objetivos e políticas macro que devem nortear suas escolhas. “Vamos criar uma página no Facebook e uma conta no Twitter” costuma ser o pedido inicial.

Mas com qual objetivo? Para falar com qual público? Com qual linguagem, conteúdo, abordagem, frequência, nível de interação? E, principalmente, esperando qual resultado? Não, não, “aumentar o número de fãs” não é um objetivo…

Quando se traça uma estratégia de mídia social, deve-se pensar nos seguintes passos:
  1. Torne sua marca (re)conhecida. As pessoas precisam não só saber que a sua marca existe, mas também perceber qual é o seu diferencial/valor. Nesta etapa você define com quem quer falar, para abordar o público certo e qualificado para a sua mensagem (o que pode ter afinidades com a sua marca e estaria disposto a ouvir e se encantar).
  2. Estimule engajamento. Motive as pessoas a se envolver, dedicar algum tempo à sua marca, interagir, compartilhar. Aqui, o conteúdo que você proporciona é que fará a diferença. Seja, portanto, relevante.
  3. Torne-se o preferido. Leve as pessoas a apoiar, defender e preferir a sua marca publicamente. É a chamada propaganda boca a boca (“word of mouth”).
  4. Converta essa preferência em resultados. Transforme as pessoas em consumidores dos seus produtos e serviços.
  5. Conquiste a lealdade. Sua marca não só vai encantar como passará a fazer parte do dia a dia e do universo de consumo desse cliente fiel. Ele será um advogado leal.
Então, junte esses dois “funis” – o da definição de objetivos antes das táticas, e o da sequência de comportamentos que você espera provocar — e você terá uma real e bem pensada estratégia de mídias sociais, pronta para ser executada.

Fonte: Exame.com
Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Como planejar e iniciar mídias sociais com base em 5 estratégias"

Postar um comentário